segunda-feira, 26 de setembro de 2011

E no shopping... quem fala sobre o corpo?

Alunas: Maylinne Barros Beserra e Mª Kaliane Quaresma Parnaíba 

 A proposta desse trabalho foi de realizarmos em trabalho de campo a observação e a descrição de um determinado contexto, em seguida uma entrevista, para, embasado no texto “O manifesto do corpo” de Miguel Vale de Ameida (1996), realizar uma análise reflexiva sobre as manifestações corporais e suas implicações.

O campo alvo de nossa análise foi o Shopping Benfica, localizado na Av. Carapinima, N° 2200 - Fortaleza – CE, próximo de escolas, universidades e outras instituições educacionais que tem como público predominante estudantes de diferentes faixas etárias. 

De modo geral as pessoas que frequentam o shopping vão para realizar pagamentos, fazer compras, ver filmes e encontrar os amigos. Transcorremos todos os ambientes do local e vimos que os mais movimentados são: a praça de alimentação e o cinema e o menos frequentado é o último andar, onde fica a exposição de arte. 

Analisando os corpos, identificamos caracteríticas comuns, a citar, indivíduos que vestem-se a moda e representam a categoria ou grupo que faz parte. A maioria das mulheres usavam algum adereço (bolsas, óculos escuros, cordões entre outros). Quanto aos rapazes, usavam óculos de grau grandes, tipo “restart”. Vários com mochilas, principalmente estudantes, mas entre eles uma senhora nos chamou a atenção pela forma como se vestia: calça jeans, mochila, óculos escuros e etc. Sua postura nos remeteu o fala de Almeida (1996) quando diz que hoje “vivie-se como nunca o culto da juventude (...)”. 

 A partir desta pesquisa e do texto supracitado, surgiram questionamentos que supostamente poderiam ser respondidos pelos sujeitos observados. Veio a necessidade de retornarmos ao campo e entrevistarmos uma vendedora, como objetivo analisar suas concepções acerca do próprio corpo e como se percebe dentro do campo observado.

Entrevistamos, então, uma jovem vendedora de 20 anos de idade, que atua na área de moda infanto-juvenil, casada, parda, e com ensino médio completo. Percebemos que a vendedora refere-se predominantemente as características de sua personalidade, valores e caráter.

Quando pedimos para ela falar de seu corpo, a mesma relatou-nos a fragilidade em que ele se encontrava e não a forma física que os mesmo possuia. Porém, quando perguntamos se ela faz algo para se sentir mais jovem, ela respondeu positivamente, dizendo se utiliza dos recursos que ela tem acesso (roupas, prancha, etc.) e se por acaso, ela possuisse mais dinheiro mudaria algumas coisas em sua aparência. Percebemos que as pessoas sentem a necessidade de parecerem mais jovens, procuram estar na moda, para que, desta forma, sejam aceitas pela sociedade.

Segue entrevista >>

1. Quem você é?
Vendedora: Sou sorridente, trabalhadora e responsável.

 2. Fale sobre seu corpo.
Vendedora: Meu corpo está um pouco frágil, pois fiz uma cirurgia a pouco tempo.

 3. O que você mais gosta no seu corpo? Por quê?
Vendedora: A minha barriga, porque é fina.

 4. O que menos você menos aprecia no seu corpo? Por quê?
Vendedora: As panturrilhas, porque são finas.

 5. Como você acha que é visto (a) pelas outras pessoas?
Vendedora: Calma, responsável e magra demais.

 6. O que seu corpo representa em seu ambiente de trabalho?
Vendedora: Confiança, o físico não tem muita importância.

 7. O que é importante para que uma pessoa seja aceita por você e pelos seus colegas no ambiente de trabalho?
Vendedora: Respeito, confiança e amizade.

 8. Por que você acha que as pessoas frequentam o shopping?
Vendedora: Por vaidade e necessidades. 

9. Você sente alguma dificuldade em conciliar o emprego e a vida doméstica? Se sim, quais?
Vendedora: As vezes sim, porque sou casada e o horário é complicado, principalmente, no final de semana.

 10. Para você, o que é bem estar?
Vendedora: Estar bem espiritual e fisicamente, e também, no amor. 

11. Sua aparência corresponde à sua idade? Você faz algo para se sentir mais jovem?
Vendedora: Não, acho que o fisico não corresponde a minha idade, me acho mais velha, procuro usar o que tenho para ficar bonita como prancha, fazer as unhas, banho de lua. Se tivesse dinheiro com certeza me vestiria melhor, faria uma plástica corretora e peeling.

 12. Qual o seu padrão de beleza? Descreva uma pessoa que você considera estar nele.
 Vendedora: Uma pessoa que pesa 55kg e 1,63 altura, fazendo atividades físicas e, se alimentando bem. (Minha irmã)

 13. Quais suas conciderações acerca da diversidade cultural?
 Vendedora: Todos têm direito de ser o que deseja e ninguém dever ter preconceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário