domingo, 8 de maio de 2011

Corpo e cultura, uma pesquisa de campo na UECE

Esse vídeo é resultado da atividade que propôs aos alunos e alunas se espalhassem pelo campus, observassem, descrevessem e analisassem posteriormente tudo que vinha do corpo e corporeidade das pessoas que fazem a UECE. O vídeo traz o olhar (focado nas cantinas e xerox) das alunas Cássia Calandrini Ribeira e Paula Rafaela da silva sobre as discussões feitas a partir dessa atividade e dos textos: A produção cultural do corpo e O Manifesto do Corpo.

1. GOELLNER, Silvana Vilodre. A produção cultural do corpo. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2ª ed. 2005. p. 28 - 40.
2. Vale de Almeida, Miguel (2004). O Manifesto do Corpo. Revista Manifesto, 5, 18-35.

21 comentários:

  1. Ao ver este vídeo senti uma saudade de pessoas que conheço, que já estudei... Pessoas que fazem parte do meu dia a dia, mas que nunca me importei em observá-las mais de perto. Vê-las assim, neste vídeo, me faz pensar o quanto cada pessoa é diferente e importante. Cada corpo tem expressões próprias e modos de ser que se diferenciam uns dos outros...

    Todos os dias me deparo com estes corpos, mas somente hoje parei para vê-los.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do vídeo, as fotos realmente estão mostrando o que somos com nossos corpos... E como na Uece existem sempre as mesmas pessoas, fazendo as mesmas coisas, rsrsrs... achei muito verdadeiras as fotografias. A dos animais então, muito bom!!
    obs: só não gostei muito do fundo musical. Poderia ser um mais alegre.

    ResponderExcluir
  4. Realmente...só com uma atividade dessas para pararmos um pouco e refletirmos sobre o que somos e fazemos...
    O vídeo foi bem organizado, ficou muito bom meninas!

    ResponderExcluir
  5. É um orgulho exibir este video e ver que sua mensagem está sendo recebida com sucesso e interpretada a sua maneira por cada um.
    Foi bem dificil elaborar o video em si, pois a atividade exigia que observassemos os corpos nos espaços cantina e xerox, então tiramos fotos das pessoas sem nos preocuparmos com o que fariamos depois.
    Acredito que o resultado foi satisfatório!!!
    *Quanto a música resolvi colocar algo instrumental para que a atenção fosse voltada para as fotos e a leitura das citações. Vou postar os créditos da música que esqueci de colocar no vídeo, se não me engano é do Led Zeppelin.
    E é uma ótima música...Celine...rsrs

    ResponderExcluir
  6. Bom trabalho meninas!

    Esse vídeo mostra a nossa rotina diária na uece, despertando -nos para as coisas simples e importante que deixamos de observar por conta da correria. Desa forma, olhar o outro com atenção se torna cada vez mais difícil.

    Irinete...

    ResponderExcluir
  7. O vídeo ficou muito interessante, pois mostrou exatamente como são esses corpos que ficam pela cantina ou na xerox. São corpos de todos os tipos: os que descansam, trabalham, os sozinhos ou acompanhados, conhecidos ou não, são corpos diferentes uns dos outros e que sempre exprimem algum tipo de sentimento e uma personalidade própria.
    (Natália M. Félix)

    ResponderExcluir
  8. Ao ver o vídeo,refleti na maneira como os corpos expressam várias sensações, desde sentimentos de alegria até mesmo melancolia, e pensei como o nosso corpo é esta identidade mútavel de infinitas possibilidades.

    ResponderExcluir
  9. Este vídeo é muito envolvente,pois podemos observar pessoas que nos rodeiam quase todos os dias. O trabalho me mostrou detalhes físicos e comportamentais de pessoas que diariamente converso, vejo ou somente convivo. Acho que de alguma forma pude perceber meu próprio corpo dentro do ambiente da UECE, ao observar semelhanças de movimento.

    ResponderExcluir
  10. É interessante quando fazemos esse tipo de reflexão e nos deparamos com a primeira visualização de como são os corpos na uece... Já estou no 5º semestre e não me passava pela cabeça o quão diversa e cheia de detalhes que não nos atemos é o nosso local de estudo cotidianamente.

    ResponderExcluir
  11. O video retrata muito bem o que somos na Uece. Com a correria do dia a dia, não paramos para observar o que esta ao nosso redor. O video mostra estes corpos que frequentam a Uece de diferentes pontos, onde so conseguiriamos enxergar se parassemos um pouco e observasemos. Bom video meninas, parabens.

    ResponderExcluir
  12. Foi um video muito interessante, principalmente pela ótica dos animais, pois apesar de não ter sido o foco são os instintos que operam e mostram como se comporta o corpo deles. Muito bom!

    ResponderExcluir
  13. o trabalho foi bem representado, mostrando a dinâmica diária dos nossos corpos dentro da universidade

    ResponderExcluir
  14. O trabalho está esplêndido. O que percebemos é que a rotina, o estresse, o cansaço físico e mental nos deixa um tanto apáticos e longe da realidade. Pessoas chegam a faculdade com fome, sem tempo para estudar ou se informar, não olham para os lados, não conversam, não ouvem, não tocam, não sentem e isso vai criando uma barreira invisível.
    Foi isso que consegui sentir ao ver o vídeo

    ResponderExcluir
  15. Quanto ao fundo musical, não acredito que seja triste, mas reflexivo. Apropriado para o momento ;)

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito do vídeo, tanto das fotos quanto da música, pois ele retrata a nossa realidade e rotina nos ambientes das cantinas e xerox. Lembrei que, por vezes, chegamos apressados querendo atendimento rápido e preciso nesses locais, onde estão corpos cansados e que passaram o dia trabalhando. Visando evitar tais situações, devemos respeitar o tempo e o corpo não apenas nosso, mas do outro também.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Muito legal o vídeo, através dele pude perceber o quanto é difetente a postura de cada corpo em diferentes momentos.Muito interessante também as imagens dos animais, para fazer uma relação entre os movimento do ser humano e da vida animal.

    ResponderExcluir
  19. Essa atividade de observação é bastante interessante,pois fazemos parte dessa gente(alunos da Uece),mas com a correria do dia-a-dia passamos despercebidos e não notamos a variedade dos corpos.Onde cada qual se espressa através do seu corpo.

    ResponderExcluir