terça-feira, 31 de maio de 2011

Tabela com proposta dos seminários


Segue tabela das equipes e seminários. Não recebi de volta o papael com os nomes e temas dos grupos 3 e 5. Aguardo.


Equipe 1
Tema
Data
1.     Tamyres
2.     Sthefany
3.     Isabelle
4.     Madlene
A psicomotricidade: Uma prática Pedagógica de ajuda à maturação  -  Psicomotricidade
28/06
Equipe 2
Tema
Data
1.     Nirlene
2.     Lissandra
3.     Carliane
4.     Iva
O desenvolvimento psicomotor ao longo da história – Algumas cenas e cenários
12/07
Equipe 3
Tema
Data
?
?
28/06
Equipe 4
Tema
Data
1.     Regirene
2.     Márcia
3.     Ana Vitória
4.     Nayara
Psicomotricidade: Concepções e práticas na educação – Alterações psicomotoras e suas implicações na aprendizagem – Transtornos e perturbações psicomotoras
05/07
Equipe 5
Tema
Data
Andréa
Cássia
Danielly
David
Marinalva
Desenvolvimento físico e psicomotor na 1º infância
05/07
Equipe 6
Tema
Data
1.     Celline
2.     Flávio
3.     Rafael
4.     Priscilla
5.     Nágila
Desenvolvimento da Psicomotricidade
12/07
Equipe 7
Tema
Data
1.     Claudiana
2.     Walderlênia
3.     Irinete
4.     Natália
Atividades Psicomotoras
19/07

Tabela de atividades para o blog

Turma, segue abaixo a relação das duplas com as propostas de trabalhos.  Liguem ou venham conversar comigo sobre orientações para o trabalho.


Nomes
Datas
Proposta de trabalho

1
Cássia e Paula
19/04
A produção cultural do corpo e O manifesto do corpo (Artigo)
ok
2
David e Paulo Henrique
31/05
Vídeo Documentário  - Corporeidade e lazer

3
Milena e Daniele
26/04
O corpo do aluno (Fotos e artigos)
-
4
Andréia e Marinalva
07/06
O corpo e corporeidade do aluno (no Recreio) - Fotos e texto
-
5
Ramon e Flávio
07/06
-
-
6
Rafael e Márcia
07/06
O corpo e corporeidade do aluno (na sala de aula) - Fotos e texto

7
Isabelle e Tamyres
19/04
A produção cultural do corpo e O manifesto do corpo (Vídeo)
ok
8
Ivna e Leidiane
14/06
Entrevista  (e análise) com psicomotricista que trabalhe em escola

9
Natália e Walderlênia
14/06
O que é psicomotricidade?  (Artigo)
ok
10
Iva e Carliane
31/05
Mapeamento – Jogos e brincadeiras
ok
11
Ana Vitória e Nayara
26/04
Corporeidade do Professor (Observação e artigo)
ok
12
Lissandra e Nirlene
14/06
Entrevista (e análise) com professor do curso de especialização em Psicomotricidade

13
Leandro
07/06
Corpo e corporeidade da criança fora da escola. Artigo

14
Claudiana e Irinete
21/06
Pensar o corpo - Livre

15
Luciana e Silvia
21/06
Pensar o corpo - Livre

16
Sthefany
21/06
Pensar o corpo - Livre

17
Priscila e Celline
21/06
Pensar o corpo - Livre

18
Flávio e Everaldo
28/06
Corpo e Movimento - Análise sobre 3 vídeos (vistos em sala)

19
Regirene e Layanna
28/06
Corpo e Movimento - Análise sobre 3 vídeos (vistos em sala)

20
Vanessa e Mona
28/06
Corpo e Movimento - Análise sobre 3 vídeos (vistos em sala)

O professor e o corpo

Alunas: Ana Vitória Acácio Ribeiro e Nayara Mota Almeida

Esse artigo tem como objetivo observar como um professor, que trabalha uma disciplina referente ao corpo, lida com suas próprias características corpóreas. O presente trabalho foi desenvolvido a partir de uma observação de uma aula vivencial da disciplina de Corporeidade e Psicomotricidade na Educação, que é aplicada no curso de Pedagogia na UECE e ministrada por uma professora formada em Pedagogia, com mestrado em Educação e Especialização na área de psicomotricidade. O artigo irá articular a referente observação com o texto de Clarice Nunes (2003).

De inicio, explicar para a professora e para a turma que o nosso intuito naquele dia era observar como a educadora ministrava uma disciplina sobre corpo e como a mesma lidava com o próprio corpo foi um anúncio um pouco desconfortável, mas sem dúvida, algo de extremo significado para nós. Naquela observação havia uma peculiaridade, o foco não estava nos alunos ou na disciplina, o foco era aquela profissional da educação e a sua percepção em relação a si mesma e a seu corpo.

A ocasião era de uma aula vivencial e os alunos estavam dispostos a participar. Estavam vestidos adequadamente com roupas leves e haviam levado os objetos necessários para utilizarem na vivência, como bolas e tapetes. A professora estava voltando de uma licença médica de quinze dias, pois havia quebrado o pé. Estava usando uma bota ortopédica, pois a fratura tinha sido grave. Foi um susto para nós ver aquela situação, pensamos de imediato que a aula iria ser cancelada e a professora iria propor outra atividade para aquele dia. Tamanha foi a nossa surpresa ao observar que ela iria realmente cumprir o programa e ministrar aquela primeira aula vivencial da disciplina no respectivo semestre.

A educadora iniciou a aula relatando o acidente que sofreu: uma queda da escada. Explicou aos alunos toda a dificuldade que passou durante e após o acidente. As dores, fisioterapias, vários dias sem poder colocar os pés no chão. Os dias que passou em casa cuidando do próprio pé serviram-na para se observar, para parar e olhar para si mesma. Quando questionamos se ela se considerava uma conhecedora do próprio corpo, a professora nos relatou:

Não. Eu vejo que a vivência do corpo requer uma dedicação. Eu creio que nem todo mundo sabe o que é capaz de fazer com o próprio corpo. O que eu conheço do meu corpo, o que é? É normalmente fazer alguma coisa que eu me sinta bem, que eu goste. Aí eu me manifesto de maneira positiva. Ou quando eu tenho alguma sequela física, quando adoeço. Quando acontece alguma coisa desse tipo (fala referindo-se ao pé) aí você passa a conhecer mais o próprio corpo.

Clarice Nunes (2003) coloca em seus relatos a possibilidade de se enxergar a doença como “um caminho possível do ser humano no seu próprio processo de cura”. Esta afirmativa nos leva a pensar que uma sequela física pode ser utilizada para o conhecimento de si mesmo, portanto, a nossa professora já está dando um importante passo na busca de um autoconhecimento.

Embora afirme não possuir um conhecimento pleno das próprias habilidades corporais, a especialista de Psicomotricidade demonstrou uma boa capacidade física na execução da aula vivencial. Mesmo com o pé fraturado e trajando um vestido leve (não pode vestir calça devido o uso da bota ortopédica), ela orientou a turma a fazer um aquecimento demonstrando com o próprio corpo como deveriam proceder. Claro que não colocava tanta intensidade nos movimentos, mas agia com tranquilidade, respeitando os próprios limites. A todo o momento fazia brincadeiras de forma a descontrair os alunos e deixá-los à vontade, dizia: “Coloquem a mão na cintura, quem tiver cintura...”.

A aula transcorreu tranquilamente sob o olhar atento da professora que orientava os alunos em novas atividades corporais, como um momento de massagem, momento este em que os alunos ficaram em duplas massageando um o corpo do outro com uma bola. Havia situações em que ficavam sozinhos, em duplas ou em grupos. Em alguns momentos a professora arrastava a sua “botinha” pelo auditório e observava os movimentos dos alunos ao som de músicas suaves.

Ao fim da vivência corporal, os alunos foram convidados a sentar e a iniciarem uma verbalização. A professora explicou que aquele seria o momento deles relatarem o que tinham sentido. Alguns se manifestaram e fizeram colocações importantes. Uma aluna nos chamou a atenção ao descrever a sua experiência em um determinado momento da vivência: “Cheguei a sentir cosquinhas no cérebro”. Podemos infeir, que a aluna disse isto devido à tranquilidade que sentiu no seu corpo e em sua mente na ocasião da massagem com a bola.

É interessante constatar que um profissional que trabalha com pessoas, principalmente o professor (trazendo para a nossa realidade), necessita estar ciente da necessidade de observar o próprio corpo e o corpo do outro como uma matéria que envolve amplas dimensões, tanto físicas como psíquicas. É fundamental a obtenção dessa consciência. Consciência de que quando tratamos do corpo, não estamos apenas tratando de algo superficial, mas de algo que representa cada pessoa na sua individualidade.

Nunes (2003) nos fala que como educadores, somos convidados a criar um novo tipo de sensibilidade e atitude pedagógica. Precisamos primeiramente nos conhecer para, partindo deste autoconhecimento, conduzir os nossos alunos a uma experiência de valorização deles mesmos. Precisamos ensiná-los a explorar as próprias possibilidades, a conhecer as próprias capacidades e dificuldades. Desta forma haverá uma interação contínua no processo de ensino e aprendizagem e nas relações que os indivíduos envolvidos neste processo estabelecem cotidianamente.

A professora observada tem a difícil tarefa de mostrar aos seus educandos a importância destes em se conhecerem melhor, pois os mesmos logo serão pedagogos e no âmbito escolar há uma necessidade de integrar corpo e mente. Não há como um profissional trabalhar em uma sala de aula objetivando apenas uma educação intelectual, pois o corpo está intimamente ligado ao intelecto e ambos precisam de cuidados.

Bibliografia: NUNES, Clarice. Dança, terapia e educação: caminhos cruzados. In CALAZAN, CASTILHO e GOMES. Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2003.