Alunas: Karla Soraya Alves Pinheiro e Joyce
De Sousa Saraiva
Brincar é muito para importante para
o desenvolvimento da criança. É uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento
de sua autonomia e identidade. Assim como ajuda na
atenção, a imitação a memória. A brincadeira faz com que a criança desenvolva
também a sua socialização, pois até uma certa idade a criança é
egoísta,individualista, e quando começa a brincar com outras crianças, aprende
a se socializar, a respeitar o próximo, a dividir os brinquedos, mesmo que as
vezes possam surgir algumas ‘briguinhas’.
Brincar é um direito
de todas as crianças do mundo, garantido no Principio VII da Declaração
Universal dos Direitos da Criança da UNICEF. Toda criança deve ter seus direito
respeitados, principalmente na hora da brincadeira. Pois brincar, torna a
criança ativa, criativa,
e lhe dá oportunidade de relacionar-se com os outros, além de lhe propor uma
tamanha felicidade em fazer o que gosta.
O momento do brincar e do lazer é uma
necessidade de qualquer ser humano. Quando se dá a oportunidade da criança de
brincar, está ajudando-a a se desenvolver tanto fisicamente, quanto
mentalmente. A criança necessita desse tempo, desse espaço para brincar no seu
momento de lazer. E nesse momento, deve-se deixá-la livre, não interferir no
modo de brincar, ajudar só quando for necessário, deixar a criança bem a
vontade para ‘exercitar o faz de conta’, deixar que a mesma use a imaginação na
hora da brincadeira.
“Quando brincamos exercitamos nossas potencialidades,
provocamos o funcionamento do pensamento, adquirimos conhecimento sem estresse ou
medo, desenvolvemos a sociabilidade, cultivamos a sensibilidade, nos
desenvolvemos intelectualmente, socialmente emocionalmente (Maluf, 2003)”.
É importante que se forneça a criança, um
espaço adequado para o lazer, para a brincadeira. Um espaço onde ela possa se
sentir livre para expressar suas emoções, um espaço amplo para que dê conta de
todas as brincadeiras que a criança pretende realizar, e o mais importante um
espaço que forneça segurança para essa criança.
Sabemos que hoje em dia, não é tão
comum nas escolas, professores em suas aulas tirarem momentos em suas aulas
para deixar as crianças brincarem. Vemos muitas vezes professores sem
paciência, que planejam aulas monótonas, que não possuem nenhum tipo de
brincadeira, e isso faz com quem a convivência entre as crianças fique mais
restrita, que o desenvolvimento das crianças acaba também ficando restrito. Nós
professores, precisamos estimular a fantasia e a imaginação das crianças no
momento de lazer, no momento das brincadeiras. As atividades lúdicas devem
fazer parte do planejamento diário do professor, pois quando a criança brinca,
ela reorganiza seus pensamentos e emoções.
Muitos acreditam e querem separar o
brincar do aprender e acabam dizendo que a escola não é lugar de se brincar,
pois acreditam que a brincadeira acabaria influenciando no mau aprendizado dos
conteúdos ministrados em sala de aula. É preciso acabar com esse mito, e cada
vez mais implantar novas brincadeiras, novas atividades lúdicas e novos
momentos de lazer na escola.
“Acredito que através do brincar a criança prepara-se para aprender. Brincando ela aprende novos conceitos, adquire informações e tem um crescimento saudável. (Maluf, 2003).”
MALUF, Angela Cristina Munhoz. Brincar: prazer e aprendizado. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
“Acredito que através do brincar a criança prepara-se para aprender. Brincando ela aprende novos conceitos, adquire informações e tem um crescimento saudável. (Maluf, 2003).”
MALUF, Angela Cristina Munhoz. Brincar: prazer e aprendizado. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
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