terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Brincar, lazer e aprendizagem

Alunas: Karla Soraya Alves Pinheiro e Joyce De Sousa Saraiva




Brincar é muito para importante para o desenvolvimento da criança. É uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento de sua autonomia e identidade. Assim como ajuda na atenção, a imitação a memória. A brincadeira faz com que a criança desenvolva também a sua socialização, pois até uma certa idade a criança é egoísta,individualista, e quando começa a brincar com outras crianças, aprende a se socializar, a respeitar o próximo, a dividir os brinquedos, mesmo que as vezes possam surgir algumas ‘briguinhas’.

Brincar é um direito de todas as crianças do mundo, garantido no Principio VII da Declaração Universal dos Direitos da Criança da UNICEF. Toda criança deve ter seus direito respeitados, principalmente na hora da brincadeira. Pois brincar, torna a criança ativa, criativa, e lhe dá oportunidade de relacionar-se com os outros, além de lhe propor uma tamanha felicidade em fazer o que gosta.

O momento do brincar e do lazer é uma necessidade de qualquer ser humano. Quando se dá a oportunidade da criança de brincar, está ajudando-a a se desenvolver tanto fisicamente, quanto mentalmente. A criança necessita desse tempo, desse espaço para brincar no seu momento de lazer. E nesse momento, deve-se deixá-la livre, não interferir no modo de brincar, ajudar só quando for necessário, deixar a criança bem a vontade para ‘exercitar o faz de conta’, deixar que a mesma use a imaginação na hora da brincadeira. 

“Quando brincamos exercitamos nossas potencialidades, provocamos o funcionamento do pensamento, adquirimos conhecimento sem estresse ou medo, desenvolvemos a sociabilidade, cultivamos a sensibilidade, nos desenvolvemos intelectualmente, socialmente emocionalmente (Maluf, 2003)”.
            

É importante que se forneça a criança, um espaço adequado para o lazer, para a brincadeira. Um espaço onde ela possa se sentir livre para expressar suas emoções, um espaço amplo para que dê conta de todas as brincadeiras que a criança pretende realizar, e o mais importante um espaço que forneça segurança para essa criança.

Sabemos que hoje em dia, não é tão comum nas escolas, professores em suas aulas tirarem momentos em suas aulas para deixar as crianças brincarem. Vemos muitas vezes professores sem paciência, que planejam aulas monótonas, que não possuem nenhum tipo de brincadeira, e isso faz com quem a convivência entre as crianças fique mais restrita, que o desenvolvimento das crianças acaba também ficando restrito. Nós professores, precisamos estimular a fantasia e a imaginação das crianças no momento de lazer, no momento das brincadeiras. As atividades lúdicas devem fazer parte do planejamento diário do professor, pois quando a criança brinca, ela reorganiza seus pensamentos e emoções.

Muitos acreditam e querem separar o brincar do aprender e acabam dizendo que a escola não é lugar de se brincar, pois acreditam que a brincadeira acabaria influenciando no mau aprendizado dos conteúdos ministrados em sala de aula. É preciso acabar com esse mito, e cada vez mais implantar novas brincadeiras, novas atividades lúdicas e novos momentos de lazer na escola.


“Acredito que através do brincar a criança prepara-se para aprender. Brincando ela aprende novos conceitos, adquire informações e tem um crescimento saudável. (Maluf, 2003).”




MALUF, Angela Cristina Munhoz. Brincar: prazer e aprendizado. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário