terça-feira, 18 de outubro de 2011

Reflexões a partir do texto Do corpo da carência ao corpo da potência de Azoilda Loretto


Alunas: Valdiléia da Silva Pires e Ângela Rafaelle


 A partir do texto lido podemos refletir um pouco sobre as práticas educativas exercidas dentro do ambiente escolar. Percebemos que essas práticas têm interferência na maneira como essas crianças desenvolverão suas capacidades pessoais e como se socializarão com os outros corpos que farão parte de seu convívio social.

Segundo a autora:

Não somos boas ou más, somos pessoas, somos humanas, e, como a violência desta humanidade vai de Gandhi a Hitler, podemos ser perversas, cruéis, intolerantes e até nos esquecermos da nossa responsabilidade de docente e de que, muitas vezes, o corpo da criança fica desamparado diante de ações tirânicas de corpos adultos, sobretudo quando este corpo adulto é docente.

Para que possamos exercer o papel de docentes capazes de interferir positivamente na vida de nossos alunos, precisamos primeiramente nos reconhecer como corpos que se diferem dos demais. Conhecer, aceitar e trabalhar nossas limitações. Admitir e perceber que as diferenças existem, tentando compreendê-las e respeitá-las.

 Nosso verdadeiro papel na educação não é moldar os alunos ao que é considerado o padrão “normal” da sociedade, mas sim, contribuir para que esses corpos consigam se expressar livremente, superando suas possíveis limitações sem ter que se moldar a algo imposto pela sociedade, respeitando as diferentes expressões dos outros corpos. Talvez dessa maneira possamos nos aproximar de uma pedagogia da potência.

Vivemos em uma sociedade repleta de diferenças que manifestam-se nos diferentes corpos que formam esse meio no qual estamos inseridos e em constante interação. A partir desta reflexão montamos um painel de fotos com alguns corpos que expressam algumas das principais diferenças presentes em nossa sociedade. Visualizando esses corpos percebemos que eles fazem parte do nosso cotidiano. Surge então um questionamento: Como lidaremos com essas diferenças que também estão presentes no ambiente escolar?

TRINDADE, Azoilda Loretto da. Do corpo da carência ao corpo da potência: desafios da docência. In: GARCIA, Regina Leite (org.). O corpo que fala dentro e fora da Escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

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