terça-feira, 14 de junho de 2011

O que é psicomotricidade?

Autoras: Francisca Walderlênia Braga Lima e Natália Moreira Félix

Na gênese, a palavra “psicomotricidade” descreve separadamente que psico, vem representar a alma, espírito, intelecto; e motricidade, por definição conceitual, a propriedade que tem certas células nervosas que determinam a contração muscular, ou seja, o físico.

Historicamente a psicomotricidade era atrelada somente ao campo psicomotor, como uma prática centrada em exercícios físicos, sendo vista como uma técnica de trabalho corporal; e atualmente é concebida como estudo dos movimentos do corpo em interação com o ambiente. Segundo a Sociedade Brasileira de Psicomotricidade (1999), “A psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, [...]”. (SBP apud SOUSA, 2004).

Nesta direção, pontuamos que a psicomotricidade consiste no campo onde o corpo tem sua origem baseada nos conhecimentos do movimento, do intelecto e do afeto, num processo contínuo de construção através das diversas interações do indivíduo com o meio e com outras pessoas, e na maneira como estes intercâmbios vão influir em nossos corpos.

Neste sentido, é pertinente ressaltar que não se refere à soma da psicologia com a motricidade, mas sim a uma condição onde o indivíduo é visto dentro de um todo e não como um conjunto de suas funções isoladas. Conforme enfatiza Meur e Staes (apud MAGALHÃES, 1994), “a psicomotricidade quer justamente destacar a relação existente entre a motricidade, a mente e a afetividade e facilitar a abordagem global da criança por meio de uma técnica”.

Diante de tais apontamentos, refletimos a relevância de se trabalhar desde crianças a psicomotricidade que nos é negada, ou quando muito relegada somente à aula de exercícios físicos, compelindo dessa forma a movimentos repetitivos, sobre quais não se questionam acerca das suas finalidades. Reiteramos que todo este legado da não vivência corporal contribui para a formação de corpos duros e enrijecidos que anestesia a corporeidade, e consequentemente a consciência do corpo, a consciência de si.

Diante dessa perspectiva, ressaltamos que a disciplina “Corporeidade e psicomotricidade”, possibilita um resgate dessas atividades psicomotoras, sobre qual desperta a consciência no intuito de conhecermos os nossos corpos e a maneira como nos expressamos e interagimos com nossas emoções e com as pessoas que nos cercam. “Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e socialização”. (SOUSA, 2004, p. 58).

Assim sendo, desde já é preciso estarmos atentos como futuros educadores para a importância de se trabalhar com mecanismos que envolvem o processo da psicomotricidade como prática educativa, com atividades em sala de aula providas de significados visando a integração do indivíduo com o meio e com outras pessoas. Neste sentido, pontuamos que as atividades psicomotoras auxiliam no desenvolvimento motor e intelectual das crianças, sendo corpo e mente elementos associados em sua formação.


BIBLIOGRAFIA
SOUSA, Dayse Campos de. Psicomotricidade: integração pais, criança e escola. Fortaleza. Editora Livro Técnico, 2004.

MAGALHÃES, Mª. Guilhermina B.P. A psicomotricidade na pré-escola. Fortaleza, Universo. Monografia de especialização, 1994.

6 comentários:

  1. Sem dúvida alguma, o nosso corpo é bastante esquecido quando estamos inseridos em uma sociedade capitalista, onde o "ter" torna-se mais importante que o "ser", a partir de então as perspectivas dos indivíduos pouco estão relacionadas com a perfeita saúde corporal, a não ser do ponto de vista fisiculturista.

    ResponderExcluir
  2. Concerteza por conta do nosso dia-a-dia, não estamos com muito tempo para se dedicar ao nosso corpo. Praticar com ele, sabendo o que ele quer e o que está sentindo. Mas para entender como nosso corpo funciona e trabalhar com ele, temos que nos dar este tempo.

    ResponderExcluir
  3. deviamos sempre encontra um momento do dia para nos encontrar com nosso corpo
    seria um momento muito unico...
    pois iriamos saber o que o nosso crpo quer e não o que a gente quer.

    ResponderExcluir
  4. infelizmente fomos educados a não nos permitir conhecer nosso corpo e quando o tentamos somos tao resistente!

    ResponderExcluir
  5. AMIGAS CONCORDO COM A REFLEXÃO DE VOCÊS, DANDO ENFASE AO TRECHO EM QUE EXPÕEM A NECESSIDADE DE SE TRABALHAR A PSICOMOTRICIDADE DESDE CRIANÇA, POIS SOU VÍTMA DA AUSÊNCIA DE TRABALHOS PSICOMOTORES NA INFÂNCIA SENTIDO HOJE ALGUMAS DIFICULDADES, TAIS COMO, PROBLEMAS DE COORDENAÇÃO MOTORA.

    IRINETE

    ResponderExcluir
  6. Parabéns meninas pelo o artigo. Ao lê-lo me recordo das vivências que realizamos nesta disciplina, sempre tentando sicronizar o corpo e a mente.

    ResponderExcluir