terça-feira, 19 de julho de 2011

O que revela nosso movimento ?

Alunos: Everaldo Cândido e Flávio Anderson Liberato

Todos os seres vivos têm na sua essência o movimento, interno ou externo, veloz ou rápido, animais ou vegetais; cada espécie com características distintas. Os humanos, por sua vez, possuem habilidades capazes, muitas vezes, de imitar fidedignamente movimentos, sons de outros animais com grande perfeição, algo raro no reino animal. Por que não nos apropriamos de tal capacidade e de muitas outras, que envolvem o movimento, para trabalharmos diversas dinâmicas em nosso desenvolvimento?

As palavras do Psiquiatra e escritor “J.Gaiarsa” em um dos vídeos analisados reforçam a necessidade do movimento corporal, principalmente nas crianças, que se fundamentam de experiência e sensações para a vida adulta com simples brincadeiras. Um fundamento relatado por Gaiarsa que chama atenção, e deve ser levado como alerta e ensinamento para a família e os futuros professores, e aplicável no campo educacional, é a idéia da liberdade de movimentos, principalmente, nas salas de aula.



Afinal a escola, não deve ser caracterizada como um ambiente exclusivo para aprendizado verbal escrito. “Quanto mais movimento mais inteligência afirma o especialista”. O professor e a família devem ter o cuidado em não restringir a espontaneidade do movimento, pois a inteligência está interligada diretamente com tal.

No vídeo em que temos “As Crianças e a dança do FUNK”, é retratado como não se deve coordenar brincadeiras que envolvam erotismo com crianças. O funk é uma manifestação cultural social brasileira assim como o frevo, o Olodum, a capoeira, o bumba meu boi, entre outras manifestações que permeiam este país.


O funk originou-se nos Estados Unidos e difundiu-se na cultura brasileira, sendo massificado principalmente no Rio de Janeiro, onde surgiu no final da década de 70, e como qualquer outra música sofreu várias modificações, além do conteúdo de forte teor erótico das letras, incluindo a intervenção frequente de gemidos de contexto sexual na música, caracterizando o atual “Funk Carioca”.

O relevante em tudo isso são os estímulos tendenciosos lançados, sem temor das consequências sociais e culturais. A mídia, indústria e o comercio (o capitalismo), exemplificando, co-existem em prol de conquistarem cada vez mais consumidores, não interessando como ou em qual faixa etária investir. As novelas também fazem parte de uma das ferramentas mais eficazes de tal união, pois, basta que uma atriz ou ator use uma roupa extravagante ou exótica para que rapidamente se espalhe pelos diversos recantos brasileiros, propagando também comportamentos que, muitas vezes, podem afetar o desenvolvimento do intelecto, com mais facilidade nas crianças e adolescentes.

É bem verdade que existem várias condições externas que forçam o amadurecimento corporal, desprezam o desenvolvimento intelectual, ceifando, muitas vezes, fases essenciais, às vezes, precocemente, como o trabalho, a gravidez, as drogas, dentre outras. A condição mostrada na dança do FUNK surpreende pela quantidade de adultos prestigiando e incentivando a dança, que em suma, não tem nada a ver com brincadeira ou jogo para crianças, pois os movimentos realizados durante a dança transmitem erotismo impróprio para tal fase da vida. A perspectiva de quem assisti aquelas meninas, de forma crítica, é que a inocência se perdeu e a sexualidade aflora tanto nas “dançarinas” como nos olhares dos espectadores.

Ao analisarmos o filme Tempos Modernos, podemos fazer diversas conclusões de cunho social. Através deste podemos observar o contexto em que vivemos, apesar da obre ser realizada há anos.  O filme nos traz à tona o condicionamento empregado a partir da Revolução Industrial em nossa sociedade, o famoso ditado popular que diz: “tempo é dinheiro”, assim, não se pode admitir a perda de tempo, devemos dedicar o tempo que nos é ofertado, durante todo as 24 horas,de maneira produtiva, que possa gerar um resultado lucrativo para todos. 



Devem ser feitos todos os esforços possíveis em prol da teoria desenvolvimentista, para que a sociedade possa crescer cada vez mais rápida e de forma eficiente. No clássico analisado, Chaplin chega a sofrer danos que o levam inclusive à prisão, pois em sua jornada de trabalho que esta inserida num ambiente sob pressão do patrão, em busca de uma escala maior em produtividade a ponto de buscarem novas alternativas para que seja diminuído o tempo de “ócio” e passe a trabalhar mais, afinal de contas, não se pode perder tempo no mundo capitalista.

Como já tratado, em nossos dias atuais, o modo de vida em que vivemos também nos remete a uma qualidade de vida reduzida, em prol do tão almejado desenvolvimento, atrelado ao aspirado sucesso profissional. Em nossa busca diária, deixamos de nos importar com fatores bastante relevantes para nossa saúde corporal, como o corpo.

As pessoas estabelecem em suas vidas as inevitáveis “prioridades”, que por elas é baseada toda a vida. As escolhas que devemos tomar exigem que sejam escolhas fundamentadas no sistema produtivo vigente em nossa comunidade, não se pode admitir que um indivíduo pertencente à sociedade não foque seus objetivos na produção, ou seja, não é compreensível que jovens não se matem de estudar, pois é justamente nesse período que deve ser estruturada a base profissional de uma pessoa, não é admissível que crianças levem a vida a brincar, pois a vida não é só de prazer, elas devem começar a produzir desde cedo, estudando muito e se divertindo moderadamente.

Em suma, os vídeos apresentados possuem diversos significados relevantes para nosso desenvolvimento pessoal e profissional, afinal seremos mentores, em certos instantes, em dar sentido, orientar e motivar, os movimentos e os bons relacionamentos entre corpo, mente e espaço social de indivíduos, que por algum motivo necessitam de atenção em atividades psicomotoras.

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