domingo, 10 de julho de 2011

Recreio ou Intervalo

Alunas: Andrea Nogueira de Moura e Marinalva Evangelista Moreira

Quando você ouve a palavra recreio, o que vem em mente?
Na minha mente, aparecem crianças.
Quando você ouve a palavra crianças, o que vem em mente?
Na minha, movimento, muito movimento.
Acho que poucos procuraram no dicionário o que significa recreio, eu fiz isso.


RECREIO
s. m.
1. Passatempo, divertimento.
2. Tempo concedido aos escolares para brincar.
3. Lugar onde esse tempo (de brincar)* é passado.
4. Por ext. Prazer; deleite.
5. Lugar ameno, agradável.
FONTE: http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=recreio
*grifo meu.


Acabo de entender porque, quando crescemos, o "recreio" vira "intervalo".
Ontem, vi um vídeo que criticava àqueles que inibem o movimento da criança.
A criança, por ser um ser ativo, criativo, vivo e novo, tem sua necessidade de descoberta.
Uma dessas descobertas é o movimento.

Imagine o quão bom é quando se percebe que é possível ficar de pé.
E depois andar E depois correr.
E depois pular.
E depois explorar tudo isso. E depois ouvir: - Menino, fica quieto!

É aí que entra o intervalo e acaba o recreio.
É aí que some a equação: RECREIO = CRIANÇA + MOVIMENTO.
Quando aparece o intervalo, tudo fica chato, tudo fica inerte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário