domingo, 10 de julho de 2011

O corpo do aluno

Alunas: Danielly Oliveira e Milena Castelo Branco

  

 Na Educação Infantil devemos valorizar a  exploração natural da criança, cada movimento é uma aprendizagem e cada faixa etária corresponde a certo nível de resposta pela criança, de representação e, portanto faz-se necessário que sejam respeitados os seus limites e curiosidade pessoal. Utilizar a linguagem - movimento: contribuir para seu desenvolvimento fazendo a criança sentir suas dimensões, conhecendo a si próprio  e dessa forma interagir com o mundo, mas sobre tudo vivenciando a motricidade no corpo estimulando assim o desenvolvimento dos esquemas corporais psico-afetivos e educacionais.
   As crianças que observamos nas imagens estão vivenciando a experiência motora em lugares tranqüilos onde possam ser livres, onde possuem autonomia sobre seus corpos a ponto de descobrirem seu potencial criativo e expressivo, tomando consciência de seus corpos e reconhecendo-se. O corpo é aproveitado de forma adequada em movimentos amplos, constantes, diversos de expressões de acordo com as prioridades de cada criança. A alegria se expressa em seus corpos sem que precisem verbalizar, são externados movimentos que refletem sua inteligência ilimitada fazendo uma relação do corpo com a alma, comunicando-se, transformando-se... é um espetáculo ver as crianças nesses momentos, sendo tão livres quanto possam ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário